Saúde Mental

5 aplicativos para controlar a ansiedade

Sabem o que é estar em algum lugar e sentir como se as paredes estivessem fechando ao seu redor? Você começa a sufocar com algo invisível, mas tão forte que aperta seu coração e o faz bater mais forte. Quando percebe está suando, os pensamentos estão acelerados e sua atenção está em qualquer lugar menos no agora.

Talvez você esteja olhando para a saída e ponderando qual o melhor jeito de chegar até ela com o máximo de dignidade possível. Ou talvez você já tenha passado dessa fase há muito tempo e sabe que o controle está nas suas mãos apenas por mais alguns segundos. A única certeza é que você precisa sair de onde está agora.

Durante anos essa foi uma reação tão rotineira que, quando o aperto começava, eu já sabia o que viria depois. Sabia o passo-a-passo, e que não tinha como fugir. Nem sempre tinha alguém ao meu lado para dar algum apoio ou servir de ombro amigo, e fui aprendendo a lidar com isso sozinha.

Deste tempo para cá muitas coisas mudaram e algumas ficaram bem mais fáceis — crises de ansiedade não são mais constantes, por exemplo. Como todo mundo, entretanto, a ansiedade vem em fases e momentos, e foi procurando aprender a lidar com ela sozinha que conheci cinco aplicativos para monitorar e controlar a ansiedade nos dias mais difíceis.

Lojong

5 aplicativos para controlar a ansiedade - Lojong
baixe pela apple store ou pelo google play

Lojong significa “treinamento da mente”, e é este o objetivo do aplicativo: treinar sua mente através da meditação visando uma transformação na forma como você vê e lida com o cotidiano ao focar em si mesmo e na genuína felicidade (que independe do ambiente externo).

Suas práticas contam com meditações guiadas de vinte minutos e audiolivros. Dentro do aplicativo, cujo ponto forte é exatamente a gama de opções oferecidas, há o que eles chama de Programa CEB, com recursos capazes de nos fazer cultivar o bem-estar emocional.

O Programa faz isso com sessões de equilíbrio conativo, de atenção, cognitivo e afetivo. Por fim, ele conta com vídeos, artigos e citações que podem te ajudar tanto em momentos mais complicados quanto a título de conhecimento.

Daylio

5 aplicativos para controlar a ansiedade - Daylio
baixe pela apple store ou pelo google play

O Daylio é um ótimo mood tracker. Ele te dá cinco humores básicos, que você tem total liberdade de editar ou adicionar outros — o meu, por exemplo, se organiza da seguinte forma: radiante, bem, okay ou irritada, mal ou ansiosa, horrível.

Depois de selecionar o humor, você é redirecionado para a página “o que você tem feito”, também totalmente personalizável, na qual você seleciona o que fez no dia ou o que está fazendo naquele momento.

Com o tempo, você pode acessar as estatísticas e entender quantos dias esteve bem ou mal, quais atividades mais se relacionam aos seus humores e tem acesso a um gráfico de humor mensal. Você ainda pode bloquear o app com um pin e adicionar lembretes. Simples, fácil e extremamente útil.

Medite.se

5 aplicativos para controlar a ansiedade - Medite.se
baixe pela apple store ou pelo google play

Se você já ouviu falar sobre o Headspace, saiba que o Medite.se é um aplicativo extremamente similar. A diferença óbvia é que ele é em português, já que ambos disponibilizam caminho que visa ensinar qualquer pessoa a meditar.

São poucos minutos por dia, divididos em básico (introdução à meditação), meditações avançadas, alinhamentos, orações e mantras, relaxamentos, coluna, reflexões e músicas para relaxar e meditar.

Pelo aplicativo ainda é possível ver o seu progresso ao longo do tempo, com quantos dias meditou, por exemplo. O responsável pelas meditações é Tadashi Kadomoto, terapeuta autor de três livros que acredita no autoconhecimento como forma de mudar nossa relação com o mundo.

Cíngulo

5 aplicativos para controlar a ansiedade - Cíngulo
baixe pela apple store ou pelo google play

Apesar da versão gratuita limitar as sessões até certo ponto (o que quase todos os aplicativos desta lista acabam fazendo), o Cíngulo foi um dos que mais me ajudou até agora. Após realizar um teste que diz seus cinco aspectos mais fortes e mais fracos, você realiza uma lição por dia com o objetivo de se autoconhecer.

Essa noção de autoconhecimento anda de mãos dadas com o conhecimento. Ele te explica, em lições curtinhas, o que é autoestima, quais são os tipos, os nossos sistemas de defesa e nos coloca em contato direto com aquilo que em algum momento nos fez mal.

Tomando consciência das nossas experiências, de como nos sentimos frente às situações, conseguimos trabalhar nossos pontos fracos definindo o que queremos para nós. O Cíngulo ainda conta com um SOS Emocional e técnicas que de fato nos acalmam e nos puxa para o presente.

Stop, Breathe & Think

5 aplicativos para controlar a ansiedade - Stop, Breathe and Think
baixe pela apple store ou pelo google play

Ao classificar como você está no momento, o aplicativo Stop, Breathe & Think sugere meditações guiadas de 5 a 15 minutos que podem te ajudar. Você escolhe aquela que preferir no momento, e é só relaxar.

Não há versão dele em português ainda, então é necessário que você entenda inglês para compreender o que está sendo falado e seguir os passos conforme solicitado.

Um problema que eu costumo ter é não saber quando a meditação terminou, o que às vezes me deixa um pouco ansiosa esperando ouvir a voz do guia e me distrai quando eu deveria estar focada em mim mesma e na minha respiração. Ainda assim, é um ótimo aplicativo emergencial.

Carioca apaixonada por marketing na casa dos 20 e tantos com uma grande incapacidade de ficar parada e uma vontade louca de conhecer o mundo.

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.