Críticas,  Literatura

5 livros de romance para jovens

Sou apaixonada por histórias. Histórias fictícias, reais, românticas, fantásticas, histórias que me prendam, me façam refletir, me levem a conhecer diversos mundos e me ajudem a transformar um pouco do meu. Pensando nos livros que mais me inspiraram, montei uma lista de 5 livros de romance que podem ser apreciados por jovens leitores, e por leitores de qualquer idade.

Eu Te Darei o Sol, de Jandy Nelson

5 livros de romance para jovens
Você já deve ter ouvido a frase: “As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar”. E nesse livro, Jandy Nelson, ilustra bem o porquê. Eu te darei o sol conta a história de dois irmãos gêmeos, Noah e Jude, um menino e uma menina inseparáveis, até que um evento familiar os afasta.

Então, passam a competir pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Durante o processo de descoberta de si mesmos, eles trilham caminhos paralelos, dividindo o mesmo espaço, mas com pouca interação. Suas histórias são contadas em perspectivas e tempos diferentes.

Esse livro me fez rir e chorar ao mesmo tempo. Traz uma profunda reflexão sobre identidade, família, sobre a capacidade humana para ações extremamente egoístas, mas também para ações extremamente altruístas. Essa dicotomia é explorada o tempo todo. Vale a pena a leitura.

Mil beijos de garoto, de Tillie Cole

5 livros de romance para jovens
Na literatura internacional Tillie Cole tem se destacado por seus romances envolventes, a maioria numa pegada mais erótica e dark (erótico com abordagens de assuntos violentos). Mas ela surpreendeu o público ao escrever um romance doce, tão envolvente quanto seus romances aclamados.

Mil beijos de garoto conta a história de Rune e Poppy. Eles se conheceram ainda crianças e se apaixonaram. Poppy recebe de sua avó a missão de viver a vida ao máximo e com isso ganha um pote onde deveria colecionar 1000 beijos. Porém, a vida prepara para eles algumas surpresas que podem dificultar essa missão.

Esse é um livro que vai te fazer chorar, não vou mentir. É belo, é triste, é esperançoso. Não poderia ficar fora da lista.

A hospedeira, de Stephenie Meyer


Se você teve a infelicidade de ver o filme inspirado nessa história antes de ler o livro, não se deixe influenciar. O filme é uma decepção, mas o livro é maravilhoso. Sim, esse é um daqueles clássicos “o livro é melhor que o filme”. A hospedeira é um dos meus livros preferidos.

Mistura romance e ficção com um toque de reflexão sobre o que é de fato ser humano. Ele conta a história da Peregrina, uma alienígena de uma raça evoluída e sua hospedeira humana, Melanie. A raça de Peregrina se apossou da Terra e seus habitantes se tornaram hospedeiros, mas alguns, como Melanie, se recusam a serem meras capas e vão lutar com tudo o que possuem para impedir a completa dominação.

Os problemas de Peregrina e Melanie em compartilhar um corpo se agravam quando começam a compartilhar também seus sentimentos.

A culpa é das estrelas, de John Green

5 livros de romance para jovens
Mais um livro para chorar. Um dos meus livros preferidos de John Green, A culpa é das estrelas é sensacional. Conta a história de Hazel e Augustus, dois adolescentes sobreviventes lutando contra o câncer, que se conhecem em um Grupo de Apoio a Criança com Câncer.

Eles nos levam a refletir sobra a brevidade da vida e como nossos momentos com as pessoas que amamos são preciosos; sem deixar de lado a importância de se viver amores e se permitir um pouco de felicidade em meio a um tumulto de negativismo.

Aliás, A culpa é das estrelas é tudo menos negativo. A história de Augustus e Hazel é fofa, inteligente, interessante, romântica, triste, engraçada, irônica – mas, negativa, não é não.

O pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry


O Pequeno Príncipe é um daqueles livros clássicos atemporais. Há anos, Antoine de Saint-Exupéry tem nos levado numa viagem de reflexão sobre a vida, a morte, o tempo, a solidão e a amizade. Pelos olhos inocentes, mas tão sábios do Pequeno Príncipe, somos confrontados com as responsabilidades que temos sobre nossas escolhas e com as pessoas ao nosso redor.

Somos convidados a nos despojar de certos conceitos preconcebidos e rever nossos valores à luz daquilo que realmente importa na vida. Leitura obrigatória para os amantes da literatura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!