Literatura

Resenha | As Cartas de John Lennon, de Hunter Davies

A coletânea feita por Hunter Davies, mesmo autor da biografia autorizada dos Beatles, é uma biografia criativa de um dos músicos mais populares ainda hoje. Através de suas cartas, cartões postais, recados, bilhetes e até mesmo um jornal feito quando criança sobre a escola é possível conhecer um pouco mais a fundo John Lennon.

Quem ele foi além da fama? Quais foram suas intenções com a música? E com seus livros publicados? Como sua vida foi se desenrolar e tombar com Paul, George e Ringo? Como foi o relacionamento com Freddie, seu pai que foi preso, e Julia, sua mãe que não o criou? E o seus dois grandes relacionamentos: Cynthia e Yoko?

As cartas que John escreveu, respostas de outras cartas, são mais que sua vida em palavras por ele mesmo, são sua alma transformada em pura vivência de cada momento estar acreditando com todo seu ser em algo, e se dedicar aquilo sem nunca, jamais, deixar de ser o mesmo Lennon que por vezes fugia ao certo controle, não era sempre certinho, cometia erros de ortografia (nem sempre propositais) e era sempre cem por cento apenas ele mesmo.

Hunter nos dá uma visão um pouco melhor ao nos situar quanto às pessoas e lugares, assim como seus assuntos e alguns jogos de palavras de John na carta seguinte, tudo acaba se tornando tão interessante que é impossível largar as páginas, organizadas em capítulos temáticos ainda que cronológicos.

Para os fãs de música, de Beatles e de John, “As Cartas de John Lennon” é indispensável, cuja leitura é agradável aos olhos, a diagramação é impecável e a escrita, bom… John sempre foi maravilhoso mesmo e Hunter nos prova que sabe lidar com ele.


NOTA — ★★★★

Carioca apaixonada por marketing na casa dos 20 e tantos com uma grande incapacidade de ficar parada e uma vontade louca de conhecer o mundo.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.