Críticas,  Literatura

Resenha | A Caça às Bruxas, de Lillian Hellman

O período conhecido como Mccarthismo ou caça às bruxas marcou a década de 1950 nos Estados Unidos. Buscava-se encontrar comunistas presentes no meio artístico dos EUA. A produção fílmica também esteve presa à lógica anti-comunista, em que tentava-se identificar quais elementos de filme podiam ser alguma forma de propaganda comunista.

Nesse período, diversos artistas e intelectuais foram convocados e colocados na lista negra. Muitos perderam trabalhos, perderam credibilidade por causa dessa perseguição, que com o tempo ficou clara que era absurda.

Lillian Hellman foi uma das perseguidas e neste livro ela conta como foi esse período. Seu marido, Daniel Hammett, também foi um dos perseguidos e chegou a ficar preso por um tempo.

Hellman era estadunidense e nasceu em 1905 e faleceu em 1984. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela, seu marido, Ernst Hemingway, Arthur Miller e outros intelectuais atuaram contra o nazismo.

Sua primeira peça e uma das mais famosas de sua autoria é “The children’s hour” (1934) se tornou filme estrelado pela Audrey Hepburn e dirigido pelo cineasta alemão William Wyler em 1961. Há uma versão anterior de 1936. A temática era polêmica para a época e a peça chegou a ser proibida em algumas cidades. Tratava-se de uma falsa acusação de relação homoafetiva entre duas professoras.

Em “A caça às bruxas”, Lillian Hellman conta-nos como sua vida ficou durante e depois da convocação para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre Atividades Antiamericanas. Sua moral impedia que denunciasse seus amigos para que não sofresse com condenações. Não necessariamente esses seus amigos eram comunistas. Ela ainda contou que perdeu, junto com seu marido, propriedades e bens. Os pagamentos sobre seu trabalho diminuíram consideravelmente.

É um livro curto e interessante para se informar sobre como agia a Comissão e como muitos artistas e intelectuais sofreram com acusações muitas vezes falsas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!