Críticas,  Literatura

Resenha | Anne Frank — A Biografia Ilustrada, de Sid Jacobson e Ernie Colón

Todo mundo já ouviu falar d’O Diário de Anne Frank. Mesmo que nunca tenha o lido, sabe que se trata da história real de uma família judia em plena Segunda Guerra Mundial. Narrado por uma criança, o livro traz um ponto de vista pessoal para tudo que acontecia na época.

É essa história que se conta em Anne Frank — A Biografia Ilustrada. Escrito por Sid Jacobson e ilustrado por Ernie Colón, o livro é, na verdade, uma graphic novel que, de certa forma, simplifica a vida da menina e da sua família ao contá-la de maneira direta, focando nos pontos principais e determinantes.

Vale ressaltar que esse trabalho contém partes do que foi escrito por Anne Frank, mas foi criado a partir dos arquivos da Casa Anne Frank, localizada em Amsterdam. Ambos tiveram total acesso aos arquivos, pautando-se no resultado da pesquisa para reconstituírem a vida da menina.

O mais interessante, ao meu ver, é a preocupação em trazer os contextos históricos para dentro da biografia, como se fossem parêntesis que ajudam o leitor a compreender pelo menos um pouquinho da angústia, da insegurança, do medo e da insatisfação daquela época.

Iniciando um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, o livro mostra o passado de Otto Frank, pai da menina, e sua postura durante esta primeira guerra, lutando por uma Alemanha que, mais tarde, o obrigaria a se mudar com a família para a Holanda e reconstruir, pela terceira vez, sua vida.

Anne Frank — A Biografia Ilustrada mostra o caminho trilhado por toda família até o dia que ela ganhou o diário de presente de aniversário — e continua a história, trabalhando muito bem a esperança que dizia que o fim da guerra estava próximo e a realidade de que muita coisa ainda aconteceria.

Passando pela irmã exemplar, as constantes brigas com a mãe e a imagem do pai como uma das poucas pessoas que Anne realmente amava, firma-se uma imagem realista de quem ela foi: uma garota ativa cuja felicidade era contagiante e que se viu apagar um pouco diante de uma vida que estava muito longe de ser ideal e normal.

Curto, porém completo, com desenhos muito bem feitos e um texto simples que permite o entendimento fácil, é impossível não incluir esta graphic novel na lista de favoritos. Emocionante, biográfico, intenso, capaz de passar todas as emoções necessárias para demonstrar a importância de se contar essa história.


NOTA ★★★★★

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!