Críticas,  Literatura

Resenha | Série Riley Bloom, de Alyson Noël

Radiante é um livro super agradável de ler, a história é simples, bem escrita e com a visão de uma pré-adolescente que não impede que leitores mais velhos se interessem. Particularmente, eu amei a diagramação, a fonte escolhida e a capa, aspectos visuais que ajudam sim na leitura e a tornam mais fácil (ou difícil, dependendo do caso — o que não é este).

O começo da história de Riley, uma menina que morreu há pouco tempo e não se conforma com a vida ter sido tirada quando tão jovem, não propõe grandes aventuras ou um cachorro super poderoso (Buttercup).

É algo muito mais simples que explora o complicado mundo de quem já se foi. Apostando numa vida após a morte bem diferente de anjos com muitas asas (ou só uma, mas bem bonita).

Alyson Noël cria um mundo novo, sem muito formato — o que acho extremamente positivo para seu propósito — e escolhe sua personagem principal fazendo dela uma garota que seguia todo e qualquer passo da irmã mais velha, tentando tornar-se visível.

Agora nesse novo mundo as pessoas podem ler seus pensamentos, ou melhor, escutá-los e não se preocupam em esconder o fato dela. Além de ter que passar por um julgamento no qual sua vida é mostrada como em um trailer, deixando-a perplexa ao ver — ainda mais na frente de tantas pessoas — a vergonha que ela considera que foi. Sua missão, agora, é ajudar outras almas a atravessarem a ponte e seguirem em frente.

Talvez seu sarcasmo a ajude, uma personalidade escondida que forma quem ela definitivamente é; talvez seu guia seja mais do que aparenta, e a ajude da mesma forma que ela pode ajudá-lo apenas ao lhe apertar o braço. É um livro que traz momentos fofos bem escritos, o que não o torna clichê, mas o distancia de qualquer outro do gênero, apostando em um jeito que tem tudo para dar certo.

LUMINOSO

Livro Luminoso Riley Bloom
A continuação da saga de Riley é melhor que a primeira, apesar de achar que não necessariamente precisassem estar em dois livros diferentes. Após completarem a primeira missão com os Garotos Radiantes, Riley ganha uma temporada de férias com seu guia e seu cachorro.

Curiosa do jeito que é, resolve exercer seu livre arbítrio — citado por Bodhi como um meio de convencê-la a fazer o contrário — e entra em um local completamente diferente da praia que estava anteriormente.

É quando conhece Rebecca, uma menina que guarda muita raiva por ter sido assassinada e usa a raiva e a tristeza dos outros para criar seu próprio mundo, sua própria bolha. Envolvida num ciclo, Riley se vê praticamente sozinha para sair de seu momento de tristeza e raiva, relembrando momentos de sua vida terrena que a marcaram, enquanto Rebecca, de certa forma, se alimentava de seus sentimentos.

É quando Riley começa a perceber que talvez fosse uma boa ideia seguir o que seu guia dissesse. Para começar, ela nem deveria estar querendo ajudar alguma alguma: estava de férias. Segundo: não havia permissão do Conselho para levar alma alguma — pelo menos não aquelas — para o outro lado da ponte.

Sem volta, sua única opção ao notar que Bodhi e Buttercup acabaram por entrar naquele ciclo vicioso é retirá-los de lá. Precisando, talvez, da ajuda de um príncipe com uma história de arrepiar e que a ajudará a entender a história daquela garota de roupa chamativa.

A linguagem de Luminoso ainda é, claro, mais infantil, mas os assuntos tratados são de uma veracidade excepcional o que aproxima ainda mais o leitor (mesmo que nunca tenha vivido aquilo, ou sentido aqueles sentimentos) da história terrena.

No caso, Noël consegue misturar realidade e fantasia de forma surpreendente e bem escrita; tornando difícil querer largar o livro, e ficando um pouco perdida em meio ao fim, esperando ansiosamente o próximo.

Esperando, então, a continuação daquela história que, pelo menos para mim, parece estar muito no começo, muito no superficial. O que me faz pensar que a série será longa e, se continuar caminhando do jeito que está, de qualidade.

Uma fantasia que encantará diversas idades de formas distintas, uma leitura que é interessante, apesar de aparentar (e talvez mesmo ser) muito mais um passatempo que algo que podemos trazer para nós mesmos.

MURMÚRIO

Livro Luminoso Riley Bloom
Alyson Noël mantém a escrita fofa e engraçada que encanta qualquer um que pretende ler a série cuja protagonista é Riley Bloom. Admito que o mais me encantou na série até agora não foi, necessariamente, a história em si — apesar de sim, ela ser muito boa e ter pontos extremamente positivos e interessantes -, mas principalmente os personagens criados para darem o formato à história e como eles se desenvolvem.

Riley, a principal, é apenas uma menina de 12 para 13 anos (ou 14? ou 15?). Apressada, morreu em um acidente de carro e enquanto os pais atravessaram a ponte rapidamente, ela ficou em dúvida quanto ao que fazer — pensando em voltar para Ever, sua irmã, que ia para o caminho oposto.

O quarto livro da série não se foca em Aqui & Agora, o lugar onde Riley mora, o “céu” se ficar mais fácil de compreender. Se em “Terra dos Sonhos” ela pediu por tarefas mais difíceis, agora ela é atendida e seu objetivo como Apanhadora de Almas é com um gladiador, conhecido como Pilar da Destruição.

Todavia, nada é tão simples (e fofo) em Murmúrio como parece. Muitos com a mesma missão que ela já foram para o Coliseu resgatar o homem cujo passado de glória e aplausos não permitiam seguir em frente, o homem que — assim como todos os outros fantasmas — preferia repetir a mesma rotina diariamente a fim de reviver seu último dia na Terra. Cabe a Riley descobrir o que está por trás de todo o encanto, e desencanto, e fazê-lo atravessar a ponte sem mais problemas.

Noël tem melhorado muito, então este livro, vale muito, muito a pena. Agora ela me deixou curiosa e ansiosíssima pelo próximo que, pelo que procurei, não foi nem lançado ainda nos Estados Unidos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!