Críticas,  Literatura

Resenha | Desvendando Nelson Rodrigues, de Alexandre Callari

Alexandre Callari aparece com um segundo livro escrito no estilo de “Branca de Neve”. Desta vez, seu foco está no conhecido escritor brasileiro Nelson Rodrigues. Dono de uma língua afiada e uma quantidade de fãs tão grande quanto a de quem o odiou, Alexandre explora a vida de Nelson no cinema e na televisão, mas não sem, antes, fazer uma breve biografia do autor.

A partir dela conhecemos um pouco de Nelson Rodrigues, sua vida, principais dificuldades e fases que transpareceram na literatura que escreveu – seja ela qual for (para jornais, romances, sobre sua vida, críticas sociais, memórias, enfim). Com trechos de entrevistas e bases de pesquisa interessantes, passamos a ter uma imagem sobre quem, de fato, foi o autor reconhecido que não foi apagado com o tempo.

Além da biografia, Alexandre fez comentários sobre todos os principais filmes e seriados de televisão feitos com base nos textos do autor, incluindo comparações com outros filmes feitos a partir do mesmo conto ou livro, assim como falando das experiências de Rodrigues como ator e os vários prêmios recebidos por muitos atores – extremamente conhecidos hoje e apenas estreantes na época, como Lima Duarte – e cineastas, por suas adaptações sempre difíceis.

Deve-se levar em consideração o fato de que os textos escritos por Nelson eram sempre complexos e, para a época, gritantes. Se fossem escritos hoje, já seriam chamativos por conter cenas de incesto, por exemplo, naquela época além de serem desaprovados pela parcela conservadora era, certamente, um desafio para qualquer cineasta que se visse a ponto de colocar em seu filme atrizes nuas.

Desvendando Nelson Rodrigues é informativo, bem escrito e muito interessante, admito que fiquei com muita vontade de assistir uma série de filmes feitos com base nos textos de Rodrigues, assim como séries que, mesmo recentes, sequer soube da existência – talvez seja hora de ficar um pouco mais atenta à televisão. Ainda que Callari não deixe de citar, em momento algum, o teatro e sua importância e comparações.


NOTA ★★★

resenha escrita em 2012

Carioca apaixonada por marketing na casa dos 20 e tantos com uma grande incapacidade de ficar parada e uma vontade louca de conhecer o mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.